CIRTA - Reabilitação Integrada

CIRTA - Reabilitação Integrada
Centro Integrado de Reabilitação e Terapias Aquáticas

DÚVIDAS

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

GATOS NÃO SÃO PRAGAS


Já escrevi algumas vezes sobre animais de rua. Mas esse é um assunto que nunca se esgota. Nunca é demais lembrarmos disso.
Aqui na Barra é comum – especialmente dentro ou ao redor de condomínios – vermos gatos de rua, que vagueiam livres pelas ruas. Geralmente esses bichanos são mantidos pela boa vontade de algumas pessoas, que levam alimentos e às vezes, quando possível, mandam castrar esses animais – a melhor forma de conter a superpopulação.
Mas, do outro lado da moeda, há as pessoas que detestam esses gatos de rua, que sonham em chegar em suas casas e não ter que olhar para os felinos. Alguns acham que a solução é extermina-los, mata-los, dar um sumiço permanente neles.
Quem está acostumado a ler minhas colunas sabe que, apesar de ser um defensor dos animais, sou acima de tudo um defensor dos seres humanos. Por isso sou contra cães que passeiam sem coleira (e sem focinheira no caso dos grandes), prego que os proprietários coletem as fezes de seus animais, sou a favor do combate a pragas como ratos e pombos, aviso dos perigos de se ter um cachorro grande convivendo com uma criança pequena ou sobre os cuidados que uma mulher grávida ou que deseja engravidar deve ter com seu gato de estimação.
Dito isso, posso dizer sem medo de parecer parcial que os gatos de rua não são pragas. Obviamente deve-se tentar fazer um controle, e a melhor forma disso é a castração deles, pois assim não se reproduzem mais. Por isso deixo aqui um conselho para aqueles que desejam dar um fim ao problema: em vez de pressionar o condomínio ou a administração do seu prédio para que os bichanos sejam exterminados, pressione para que se contratem veterinários que castrem todos os gatos. Com isso, eles não vão mais se multiplicar. Depois, para dar “fim” nos que já existem, a adoção é a solução.
Para os defensores dos bichanos, recomendo que os vacinem. Isso pode ser feito nas campanhas anuais do governo (contra a raiva, ao menos), ou levando veterinários para, uma vez ao ano, darem aos felinos a vacina de raiva e a quádrupla felina.so pode ser feito nas campanhas anuais do governo (contra a raiva, ao menos), ou levando veterino dos perigos de se ter um cach
Sem esquecer que geralmente onde há gatos de rua não há ratos, esses sim transmissores de doenças muito perigosas para o ser humano (como a leptospirose e até a peste bubônica – esta última transmitida pelas pulgas dos ratos). Gatos são caçadores de ratos, isso não é lenda.
Aproveito o espaço desse jornal para fazer um apelo a todos que desejem ajudar: se conhecerem alguém que deseje adotar um gato vira-lata, entrem em contato com esse blog, pois sempre há pessoas que falam comigo, oferecendo gatinhos para adoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário