CIRTA - Reabilitação Integrada

CIRTA - Reabilitação Integrada
Centro Integrado de Reabilitação e Terapias Aquáticas

DÚVIDAS

sábado, 7 de novembro de 2009

OTITE




“Doutor, tenho um cão da raça Labrador, de quatro anos de idade. Vira e mexe ele coça os ouvidos. Eu já limpei com vários produtos, inclusive álcool, mas ele nunca melhora 100%. E ainda por cima, de uns tempos para cá, tem saído um cheiro muito forte do ouvido dele. Às vezes tenho a impressão de que ele piora depois de tomar banho. O que acha que pode ser? Cachorro também tem otite?”
Luiz Cláudio
Algumas raças de cães têm predisposição para certas doenças. O Labrador, por exemplo, é um cão que realmente tem tendência a apresentar problemas de ouvido.
Respondendo diretamente à sua pergunta: sim, cão também tem otite, assim como os seres humanos. E, quem já teve otite sabe muito bem, esse problema causa muita dor e desconforto, que nos cães se manifesta através de prurido (coceira). E, se você mexer na orelha afetada, provavelmente seu cão vai reclamar de dor. O mau cheiro também está diretamente relacionado, pois tanto as infecções bacterianas quanto as fúngicas apresentam um odor muito forte e desagradável.
Mas quais podem ser as causas dessa otite, e pode o banho realmente estar piorando a situação? Vejamos: A otite, em cães, pode ser causada por alguns fatores, dos quais o principal é a presença de água ou umidade no conduto auditivo. Quando um cão toma banho, deve-se tomar muito cuidado para que a água não entre nos ouvidos. Pode-se colocar algodão nos dois ouvidos, fazendo um verdadeiro tampão que impedirá a penetração da água. O problema da água é que o conduto auditivo é um local escuro, quente e abafado, ou seja, o local ideal para a proliferação de fungos e bactérias. E o tratamento também não é fácil, pois são muitos dias de tratamento, e deve ser feito um acompanhamento cuidadoso com seu médico veterinário. Em alguns casos recomenda-se a realização de exames complementares (exames diretos em microscópio ou cultura) para determinar exatamente qual o microorganismo que está atacando seu animal.
Em resumo, este é um problema sério, que pode piorar sensivelmente se não tratado. Recomendo que o leve rapidamente ao seu médico veterinário para que ele avalie corretamente a situação. Enquanto isso, não use nada para limpar, nem água e nem álcool (que irrita o ouvido), e principalmente, não use nenhum produto por indicação de alguém que não seja um veterinário. Essas infecções, quando tratadas de forma incorreta, podem produzir microorganismos resistentes. E aí, você vai ter uma dor de cabeça daquelas, e seu amigo, uma baita dor de ouvido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário