CIRTA - Reabilitação Integrada

CIRTA - Reabilitação Integrada
Centro Integrado de Reabilitação e Terapias Aquáticas

DÚVIDAS

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CALOR NOCIVO




Vem chegando o verão…
A estação mais badalada de todas chega trazendo alegria, praia, muito sol, e…calor! Aqui, no Rio de Janeiro, o calor do verão beira o insuportável nos dias de sol. Se as pessoas não passarem o dia inteiro em ambientes com ar condicionado, fatalmente suarão, e muito. Comumente chegamos em casa com a roupa molhada de suor nesses dias mais quentes.
Por mais que reclamemos do suor, entretanto, ele é algo espetacular, uma forma natural de regulação de temperatura, e uma tentativa do nosso corpo de nos resfriar. Podemos dizer que é um “radiador” corporal.
Cães e gatos, infelizmente para eles, não suam, e portanto não têm uma capacidade tão boa quanto a nossa de amenizar o calorão. Por isso deve-se ter muito cuidado nessa época do ano. Sem suar, o organismo dos peludos tenta de outras formas se resfriar, aumentando a freqüência respiratória, por exemplo, usando o ar para tentar trocar o calor do corpo com o ambiente. São como os Fuscas, carros sem radiador. É comum também vermos nossos amigos deitados sobre uma superfície fria, de pernas abertas, encostando a barriga no chão. Isso além de ficarem letárgicos, deitados preguiçosamente o dia inteiro. Mas na verdade não é preguiça, mas sim o metabolismo que desacelera, na tentativa de baixar a temperatura.
O calor parece um simples incômodo, algo que nos deixa irritados e impacientes. Mas para cães e gatos é muito mais sério.
Infelizmente já presenciei algumas mortes por causa do calor. Foram casos extremos de proprietários que colocaram seus cães para caminhar ou correr com eles na praia, sob o sol. Os pobres caninos acabaram falecendo na clínica, vítimas de hipertermia grave. A temperatura e a pressão sobem tão violentamente que fica quase impossível de se salvar o paciente.
É imprescindível que se tome uma série de cuidados ao longo dessa estação onde os dias de calor insuportável são mais comuns.
Em primeiro lugar, deve-se manter tanto cães quanto gatos tosados, com os pêlos bem baixos. A estética deve ser deixada em segundo plano. Se você não quiser tosar porque acha que ele ficará mais feio, tente se imaginar, num dia desses de calorão, usando um casaco grosso, felpudo, que cubra braços, pernas, cabeça... enfim, o corpo todo. Nada agradável? Pois para eles é mais ou menos assim.
Depois, deve-se evitar exercícios nos horários de pico de calor, e jamais sob o sol – principalmente animais de pêlo preto, cor que absorve o calor do sol. Passeios e brincadeiras, de preferência à noite, e mesmo os passeios curtos devem ser feitos de manhã bem cedo, ou sob a sombra. Água deve ser deixada em vários potes espalhados, para que eles bebam à vontade.
Toda vez que estiver sofrendo com o calor, pense com carinho no seu melhor amigo. Com certeza ele está sofrendo ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário