CIRTA - Reabilitação Integrada

CIRTA - Reabilitação Integrada
Centro Integrado de Reabilitação e Terapias Aquáticas

DÚVIDAS

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

BANHO EM GATOS E O ESTRESSE




O estresse é uma doença. É um mal real, hoje sabemos, e que pode levar a uma série de problemas de saúde, inclusive à morte. E o estresse é um problema muito sério também para os gatos de estimação.
Algumas pessoas podem pensar: mas como um gato pode ficar estressado? Isso não existe...Bem, não só existe, como custa a vida de alguns bichanos nos casos mais graves. Aqueles que têm o prazer de desfrutar da companhia de um gato – sim, porque ninguém é dono de um gato. Amigo sim, mas dono não – sabem que esses animais são muito diferentes, têm suas particularidades e peculiaridades. São bichos que devem ser tratados com cuidado, atenção e jeito. Não se pode forçar um gato, bater nele, agarrá-lo com violência se ele não quiser fazer algo, salvo em casos extremos – como quando ele tem que tomar alguma medicação, ou ir ao veterinário, coisa que apesar dele odiar de todo coração, às vezes salva sua vida. Mas notem, mesmo no veterinário, ele deve ser tratado com calma e paciência, pois da mesma forma, agarrá-lo com estupidez pode fazer com que uma simples injeção vire um inferno para todos.
O banho, por exemplo, é algo a ser pesado com muita atenção. Deve-se, afinal, mandar dar banho em gatos nas pet shops? Depende.
Depende da reação de seu gato na hora do banho. Existem várias pet shops cujos profissionais de banho e tosa têm um jeito especial para tratar os animais. E não é modo de dizer. Eu conheço um que pega nos cães mais bravos sem focinheira e eles vão com ele abanando o rabo...
Mesmo assim, a reação do seu gato deve ser avaliada. Se ele entrar na caixinha com tranqüilidade, chegar ao local do banho meio ressabiado, mas não histérico, e se portar com calma durante o banho ótimo. Vá em frente e mande-o para o banho sem medo. Mas se ele se estressa desde o momento em que vê a caixinha, chega à pet shop miando desesperado, rosnando e tentando atacar, e só toma banho totalmente amarrado, enquanto respira de boca aberta e fica com as pupilas super dilatadas, sinal amarelo. Recomendo que reavalie sua decisão de dar banho nele, pois, acredite, essa carga de estresse vai fazer muito mal a ele, e não é impossível que ele chegue até a morrer de desespero. Conheço um caso real de um gato que morreu durante um banho, e a culpa não foi do profissional que o banhava. Simplesmente aquilo era tão estressante para o bicho que ele teve um ataque cardíaco.
Não desejo com essa matéria apavorar ninguém. Peço apenas que sintam as reações de seu amigo, prestem muita atenção à forma como ele se porta antes, durante e depois do banho. O estresse é um problema sério, sobretudo nos gatos.

11 comentários:

  1. Se tivesse lido teu artigo há tempos, não teria perdido nosso gato o Mozart. Infelizmente levei-o, como sempre contrariado, a uma pet, para o banho e vacinação. Duas horas depois ele estava morto, simplesmente sem razões aparente. Hoje conversando com a veterinária que fez a necropsia, fiquei sabendo do fato. Pesquisei na internet e encontrei teu artigo. Vou repassá-lo imediatamente a todos que possuem gatos em casa. Nunca, ninguém, nem mesmo a veterinária da PET me falou deste perigo. Infelizmente fiquei sabendo tarde demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa como somos ingênuos, eu tnm teria meu gato Félix de tivesse lido esse artigo antes.. Levei meu gato no Pet e também morreu quando estavam secando ele. 😿😿

      Excluir
  2. oi eu sou a julia e acabei de adotar uma gatinha nãõ sei de quantos meses ela tem mais já faz acho que uma semana faz que eu trouçe ela para casa e gostaria de saber se ela vai morrer se eu der banho nela olha minha amiga falou que ela pode sim morer eu queria saber de vocês ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querida, se a sua gatinha estiver bem de saúde utilize água morna e um pouco de shampoo.Não demore seja prática e eficiente, não lave a cabecinha, só d pescoço patra baixo sempre fazendo carinho, depois enxague bastante, gaste quantas toalhas forem necessárias. Obs: remova todo o resíduo de shampoo para ela não se intoxicar e seque-a bem, compre toalhas próprias.NUNCA DEIXE O ANIMAL MOLHADO. Siga essa precauções e ela não vai morrer, e tente fazer carinho enquanto dá bano, isso evita o stress que pode matar!

      Excluir
  3. Regatei uma gatinha e o vet disse que podia sar banho nela pois estava em tratamento para sarna. Ela ficou tão desesperada que morreu e eu estou péssima achando que eu matei ela e nem sei como. Fiquei menos de 2 semanas mas sinto tanta a falta dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdi minha gata amada ontem quando fui dar banho nela. Nunca mais vou dar banho nos meus gatos. Sinto-me culpada porque se eu não tivesse dado banho hoje ela estaria aqui comigo. Está muito difícil pra mim.

      Excluir
  4. Meu nome é Gisa. Tbem perdi meu gato Raul ao dar banho nele. O Raul estava com pulgas, minha intenção foi tirar com o shampoo anti-pulga, mas ele se estressou e infartou. Fizemos de tudo para reanima-lo, mas foi em vão. Foi fulminante. Se eu tivesse visto essa matéria antes, ele estaria vivo. Teria tomado outra atitude com relação as pulgas. Perdi dominho passado. Estou péssima. Estou com sentimento dd culpa por ter matado meu gato.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Gisa. Tbem perdi meu gato Raul ao dar banho nele. O Raul estava com pulgas, minha intenção foi tirar com o shampoo anti-pulga, mas ele se estressou e infartou. Fizemos de tudo para reanima-lo, mas foi em vão. Foi fulminante. Se eu tivesse visto essa matéria antes, ele estaria vivo. Teria tomado outra atitude com relação as pulgas. Perdi dominho passado. Estou péssima. Estou com sentimento dd culpa por ter matado meu gato.

    ResponderExcluir
  6. Acabei de perder meu gatinho de 3 meses. ele teve um ataque durante o banho e morreu, porisso digo a vcs se perceber muito estresse, agitação no gatinho para ele tomar banho, não dê de forma alguma. Estou muito triste com a situação.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir