CIRTA - Reabilitação Integrada

CIRTA - Reabilitação Integrada
Centro Integrado de Reabilitação e Terapias Aquáticas

DÚVIDAS

domingo, 15 de agosto de 2010

ADOÇÃO


Todos os dias, muitas pessoas decidem adquirir um animal de estimação. Destas, a maioria opta por um cachorro ou gato, os mais populares entre os pets. Opção é o que não falta: há dezenas de lojas espalhadas por toda a cidade, oferecendo os filhotes mais fofos do mundo, de todas as raças imagináveis. Há também a internet, onde se encontra qualquer tipo de cachorro ou gato que se deseje comprar.
Quando alguém decide ter um cão ou gato como animal de estimação, geralmente se deixa levar pela aparência do bichinho na hora de fazer sua escolha. Optam por aqueles que acham mais bonitos, e fica praticamente impossível dizer não depois de ver a carinha fofa dos filhotes que ficam expostos nas vitrines, brincando e choramingando, praticamente pedindo para serem levados para casa. Isso é uma coisa saudável, normal, e que deve realmente ser feita. Mas é importante saber que há outras formas de se arrumar um novo amigo.
Diariamente, centenas de cães e gatos nascem sem lar, filhos de vira-latas que viveram na rua toda a sua vida, e que terão o mesmo destino dos pais: viver a mercê da sorte, vagando solitários por ruas sujas, comendo o que puderem encontrar no lixo, sendo maltratados pela maioria, acolhidos por uns poucos, até morrerem atropelados, ou largados doentes em algum canto. Isso se sobreviverem aos primeiros dias, quando são atacados por vermes e doenças que se aproveitam da ausência de vacinas para se instalarem. Esses morrem antes de completarem dois meses.
Muitos desses animais, entretanto, têm a sorte de serem recolhidos por pessoas que se importam com eles, e são medicados, tratados, vacinados, vermifugados, e, grande parte das vezes, castrados. Mas isso só não basta. É preciso que arrumem um dono que continue cuidando deles para que não voltem para as ruas. É preciso que sejam adotados.
Por isso, peço a todos aqueles que decidirem que é hora de terem um cão ou gato: pensem com carinho na opção ADOÇÃO, antes de tudo. Aliar a vontade de ter um novo amigo com uma boa ação seria mais do que perfeito, e não tenham dúvidas de que um vira-lata, muitas vezes, é o mais fiel e inteligente companheiro que se pode ter.
Livre-se do preconceito e procure, na internet ou com seu médico veterinário, locais confiáveis que doem animais. Você não vai se arrepender, e ele vai te agradecer para o resto da vida.

Um comentário:

  1. Eu adotei uma cadelinha pedritta, que encontrei filhote perto do lixão da minha cidade, mas não tive sorte, morreu de parvovirose.
    Onde cuidei ela, na clinica vet. Adotei Sophie, a grande estrela do meu blog, rs...
    E quarta feira passada adotei o Celso, ( Boxer) que alguem abandonou, por que estava com uma bicheira no maxilar, estava fedendo e agora esta melhorando com o tratamento,esta magro, mas ja esta se alimentando bem.

    ResponderExcluir