CIRTA - Reabilitação Integrada

CIRTA - Reabilitação Integrada
Centro Integrado de Reabilitação e Terapias Aquáticas

DÚVIDAS

terça-feira, 31 de agosto de 2010

9 de setembro - dia do médico veterinário


Nesse mês de setembro, no dia 9, será comemorado o dia do médico veterinário.
Esse profissional pode atuar desde o preparo de alimentos de origem animal, até a clínica e cirurgia de cães e gatos, passando pelos zoológicos, animais de produção, ou por esportes como turfe e hipismo olímpico. E muito mais.
Toda vez que comemos alguma carne, ou bebemos leite, ou mesmo salpicamos queijo ralado sobre o macarrão, saiba que um médico veterinário esteve envolvido no processo.
A formação desse profissional requer cinco anos de estudos em tempo integral, período esse em que aprende-se genética, nutrição, clínica, cirurgia, estatística, química fisiológica, virologia, bacteriologia, microbiologia entre outras tantas disciplinas. É um curso puxado, que requer muito estudo e dedicação.
Quando um veterinário dá “uma olhada” no seu cão ou gato, por trás disso há anos de estudo pesado, estágios, cursos e palestras. Há milhares de horas atrás de livros. Só de faculdade são cinco anos, período integral.
Os animais são parte da natureza, e nós somos parentes de todos eles. Tratar com respeito um animal nada mais é do que respeitar a si mesmo, e até aqueles que não gostam de ter animais por perto devem admitir isso. É obrigação de todo veterinário tratar os animais com lealdade e respeito, e acima de tudo honestidade. Honestidade para curar, diminuir o sofrimento e em caso de abate, fazê-lo com compaixão e humanidade. Honestidade com o proprietário, falando sempre a verdade, aconteça o que acontecer.
Além disso, o veterinário deve ter serenidade e equilíbrio, para defender os animais sem exageros, tendo em mente que é também nosso papel proteger os interesses do ser humano.
Isso é provado no juramento do médico veterinário, que todo formando deve fazer:
“Sob a
proteção de Deus PROMETO que, no exercício da
Medicina Veterinária, cumprirei os dispositivos legais e
normativos, com especial atenção ao Código de
Ética, sempre buscando uma harmonização perfeita
entre ciência e arte, para tanto aplicando os conhecimentos
científicos e técnicos em benefício da
prevenção e cura de doenças animais, tendo como
objetivo o Homem. E prometo tudo isso fazer, com o máximo
respeito à ordem pública e aos bons costumes, mantendo o
mais estrito segredo profissional das informações de
qualquer ordem, que, como profissional tenha eu visto, ouvido ou lido,
em qualquer circunstância em que esteja exercendo a
profissão. Assim o prometo.”

Mas o carinho e o amor pelos animais não se aprende na faculdade. Isso nasce com a gente, é uma vocação que todo médico veterinário deve ter. Uma vocação que os pretendentes a veterinários têm que ter. Qualquer outro motivo que o leve para essa carreira, perde o sentido sem essa vocação.
Grande abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário