CIRTA - Reabilitação Integrada

CIRTA - Reabilitação Integrada
Centro Integrado de Reabilitação e Terapias Aquáticas

DÚVIDAS

sábado, 10 de outubro de 2009

9 DE SETEMBRO FOI DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO


Você sabia?

Pois é, médico veterinário também tem um dia especial. É um dia para celebrar o profissional que atua em tantas áreas diferentes, ajudando a melhorar o mundo como um todo.
Os campos de atuação desse profissional variam muito, indo desde cuidar dos animais de estimação (cães, gatos, aves, hamsters, furões, etc), até inspecionar produtos de origem animal que serão destinados ao consumo humano - como carne, leite, ovos, laticínios e pescado -, passando ainda pelos profissionais que atuam em laboratórios de pesquisa e diagnóstico, que trabalham com animais selvagens na natureza ou em zoológicos ou que trabalham com meio ambiente. É uma profissão de muitas caras, todas com o mesmo objetivo de proteger os animais e melhorar a vida das pessoas.
Curiosidades
- O primeiro sinal da atividade de médico veterinário data de 4000 antes de Cristo, e é retratado no papiro de Kahoun.
- Em 1762, na França, entra em funcionamento a primeira escola de veterinária do mundo.
- A Salmonela foi descoberta por um médico veterinário, o Dr. Daniel Salmon, um pioneiro no combate a doenças infecciosas.
- Foi diplomado, em 1915, o primeiro veterinário formado no Brasil, o farmacêutico Dionysio Meilli. Dois anos depois aconteceu a formatura da primeira turma de medicina veterinária do Brasil, na Escola Superior de Agricultura e Veterinária (atual Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).
- Década de oitenta. Pesquisadores começam a confirmar o que as pessoas já suspeitavam há tempos: animais de companhia são uma boa forma de medicina (um dos melhores exemplos é a equoterapia para pessoas portadoras da síndrome de Dawn)
- O médico veterinário Peter Doherty recebeu o prêmio Nobel de Medicina, em 1996.
- Hoje e sempre: o mercado vem evoluindo, e cada vez mais os profissionais que trabalham com animais de companhia são valorizados. Os pet são considerados membros da família.
Grande abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário