CIRTA - Reabilitação Integrada

CIRTA - Reabilitação Integrada
Centro Integrado de Reabilitação e Terapias Aquáticas

DÚVIDAS

segunda-feira, 26 de março de 2012

AVC

Para começo de conversa, vamos desconstruir essa sigla médica que, como tantas outras, parece coisa de outro mundo.


AVC = Acidente Vascular Cerebral = derrame.

O derrame é um termo popular, que reflete um dos tipos de AVC que existem: o acidente vascular hemorrágico. Nesse caso, há um verdadeiro “derrame”, um sangramento local que ocorre pelo rompimento de vasos dentro do cérebro. O segundo tipo de acidente vascular que existe é o isquêmico, onde o sangue não chega a determinado local do cérebro, por uma oclusão (entupimento) de um vaso.

São fatores praticamente opostos que causam o mesmo tipo de problema. Problema esse que, se está sendo abordado por essa coluna deve acometer aos nossos animais, certo? Infelizmente sim.

Os sinais característicos de um AVC são: queda abrupta, precedida de um ganido agudo; confusão mental; perda de equilíbrio e coordenação motora; repetição de movimentos (“pedalar” no chão ou rodopiar sempre para o mesmo lado); paralisia facial (animal fica com a língua de fora, geralmente de um só lado da boca, salivando bastante); convulsões...

Os animais mais propensos a desenvolver um derrame são os idosos, os obesos, os que apresentam problemas hormonais (hipotireoidismo, hiperadrenocorticismo...), os animais altamente estressados e aqueles que apresentam convulsões frequentemente (mesmo fazendo uso de medicação de controle)

O que o proprietário deve fazer é entrar em contato imediatamente com seu médico veterinário. Animais acometidos por um AVC devem ser atendidos imediatamente. Quanto mais o socorro demorar, maior poderá ser o dano cerebral desse mal,e piores serão as sequelas. Deve-se evitar a histeria, pois isso pode piorar o quadro, uma vez que o animal pode entrar em desespero tanto pelo que está acontecendo com ele quanto pela reação do seu dono. Pegá-lo no colo de forma abrupta enquanto se chora aos gritos no ouvido dele não vai ajudar em nada. Tente manter-se calmo enquanto o leva para uma clínica ou aguarda a chegada do veterinário.

Apesar do quadro assustador – literalmente parece que nosso companheiro está morrendo -, o AVC tem tratamento, e em muitos casos o animal volta a ser o mesmo de antes, ou muito perto disso. É claro que passará por um tratamento rigoroso prescrito pelo veterinário, mas é importante saber que deve-se lutar para curar o seu amigo. Um AVC não é sinônimo de morte.

Grande abraço e até a próxima.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá , meu cachorro deve ter em torno de 13 anos , ela esta com o avc , eu gostaria de saber si tem cura o avc ? eu a levei em veterinário, e passaram varios remédios como a vitamina que se chama energy pet , e o anti-inflamatório dermacorten comprimido; e a dor dela não passa, a veterinaria receitou um comprimido para tirar dor como se fosse morfina ... me ajude não sei mais o que faço , a minha cachorra não come , só consegue beber água na seringa! só fica deitada não se levanta não faz nenhum movimento, gostaria de ajuda indicações de remédios. ate mesmo remédios por ex: ervas, remedios caseiros.. pois não tenho condições de leva lá ao veterinário sempre... e fazer exames de auto custo! Obrigado espero sua resposta! me ajude por favor ...

    ResponderExcluir
  3. Minha cachorra ta com suspeita de derrame.levei na veterinária ela passou um remedio piracetam mas ainda ñ encontrei è dificil de encontrar onde eu moro..tenho em casa um remedio caseiro e uma frutinha que chama emburana..avc em humanos ajuda a controlar.vou fazee o cha pra minha cachorra.

    ResponderExcluir
  4. Tenho outra frutinha chamada nanuscada.

    ResponderExcluir
  5. Piracetam pode ser manipulado de humano , comprei pra minha cachorra paguei 80 reais é muito bom

    ResponderExcluir