CIRTA - Reabilitação Integrada

CIRTA - Reabilitação Integrada
Centro Integrado de Reabilitação e Terapias Aquáticas

DÚVIDAS

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Cão dono do dono


Pode parecer exagero, ou lenda, mas existe. E como.
Antes de mais nada é preciso que se entenda que o tipo de relação que você terá com seu cão deve ser baseado na personalidade dele. Há cães extremamente dóceis e de fácil trato? Sim, claro. E para esses eu posso dar mimos, deixar que façam tudo o que querem, sem ter problemas? Bem, não vamos tão longe assim, de deixar com que façam tudo o que quiserem – até porque todos devem ter limites -, mas esses cães dificilmente darão problemas, sejam relacionados com posse, territorialismo ou agressividade, seja simples desobediência ou arte.
Animais naturalmente dóceis e obedientes devem ter seus limites, e isso será simples dele aprender.
Agora, há cães que são de difícil trato desde o nascimento. Geniosos, nervosos, agitados, ferozes, desobedientes e implicantes. E, quando calha de um cão com esse temperamento cair com um dono que não impõe limites...bem, daí teremos exatamente o que diz o título lá em cima.
Mas o que pode ser feito?
Em primeiríssimo lugar deve-se pesquisar as características psicológicas da raça que se deseja adquirir. Veja se é exatamente isso o que se quer. Em caso de adoção de um vira-lata (parabéns!), deve-se utilizar um teste simples, que também deve ser feito pelos que optarem por um cão de raça – isso porque existem cães de diferentes personalidades dentro de uma mesma raça e até de uma mesma ninhada. Basta se segurar o pequenino em uma posição desconfortável (de barriga para cima, por exemplo), e ver como ele reagirá. Caso ele fique tranqüilo, aceite sem reclamar, sinal verde. Leve-o para casa sem medo. O mesmo vale caso ele reclame, esperneie, mas não fique histérico ou agressivo. O sinal amarelo se acende caso ele comece a gritar desesperado ou se debata demais. Pode se tornar um adulto agitado. E se ele tentar te morder, cuidado. Poderá ser um excelente cão de guarda. Mas como animal de companhia, dentro da sua casa... pode não ser o melhor.
Mas eu já tenho o meu “cão dono” adulto. E agora?
Bem, nunca é tarde para que ele aprenda. A frase “cão velho não aprende truque novo” é o maior engano. Mostre para ele quem manda (sem violência!). Uma boa dica é mandar que ele sente antes que você coloque comida para ele. Fazer aos poucos com que ele entenda que você é o líder, e não ele. Outra coisa boa é recompensar o fato dele PARAR de latir. Exemplo: ele late como um doido e você corre para fazer um carinho ou colocar a comida dele. Em vez disso, dê o carinho ou a comida quando ele ficar quieto. Assim ele começará a associar o silêncio dele com recompensas, e não terá motivos para latir alucinado.
Experimente levar seu amigo para uma consulta psicológico-comportamental com seu médico veterinário. Você receberá dicas e conselhos valiosos.
Grande abraço e até a próxima.