CIRTA - Reabilitação Integrada

CIRTA - Reabilitação Integrada
Centro Integrado de Reabilitação e Terapias Aquáticas

DÚVIDAS

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Antibióticos


“ Olha, eu tenho uns antibióticos lá em casa que sobraram da última vez que meu cachorro ficou doente. Vou dar alguns para ele. Mal não vai fazer, certo?”
Parece exagero dizer, mas esse tipo de pensamento leva a problemas muito sérios que estão acontecendo, tanto na medicina humana , quanto na veterinária.
Antibióticos são medicamentos importantíssimos, grandes armas no combate às bactérias. Quando surgiram, revolucionaram a medicina, pois possibilitaram o tratamento de inúmeras doenças que até então matavam com frequência. Mas os antibióticos tratam apenas infecções por bactérias. Fungos, vírus, alergias ou doenças auto-imunes não são tratáveis por esse tipo de medicamento.
O grande problema em se dar um antibiótico para combater um problema que não seja causado por bactérias é que, além dele ser inútil nesse caso, ainda atrapalha, pois pode ajudar a doença (em casos de infecção fúngica, por exemplo, os antibióticos podem matar bactérias benignas e desbalancear a fauna e flora de determinado local)
Além disso, cada antibiótico tem um espectro de ação, e é indicado para problemas específicos. Muitas bactérias reagem a determinados antibióticos, mas não a outros. Quando você dá a medicação errada para seu cão ou gato, sem o conhecimento e o acompanhamento do médico veterinário, pode estar, sem querer, selecionando as bactérias mais resistentes, e criando uma infecção que será muito mais difícil de ser combatida.
A duração do tratamento é outro fator importantíssimo e determinante no sucesso do combate à doença, bem como as doses corretas de acordo com o peso do seu amigo e com o tipo de bactéria que está atacando: caso você dê uma dose muito baixa, ou por um tempo muito curto, pode selecionar bactérias resistentes. Caso dê doses altas demais, ou ministre os antibióticos por mais tempo do que deve, pode intoxicar o seu cão, sobrecarregando seu fígado ou seus rins.
Em suma, por favor jamais dê qualquer medicação para seu amigo sem falar com o médico veterinário primeiro. Em especial antibióticos.
Grande abraço e até a próxima.