CIRTA - Reabilitação Integrada

CIRTA - Reabilitação Integrada
Centro Integrado de Reabilitação e Terapias Aquáticas

DÚVIDAS

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ANIMAIS DE LABORATÓRIO


“Doutor, tenho visto bastantes debates sobre o uso de animais nos laboratórios de pesquisa. Há políticos que fazem propaganda contra o uso de animais e dizem que isso é uma crueldade, um mal desnecessário e um desrespeito aos animais. Tenho alguns amigos que são radicalmente contra o uso dos animais, dizendo que eles são maltratados e usados sem motivo, e que isso tem que acabar o mais rápido possível. Como médico veterinário e acima de tudo, presumo, como amante dos animais, o que o senhor acha dessa polêmica?”
Cristiane.
Esse é um tema muito delicado. Em primeiro lugar, obviamente sou um amante dos animais. Desde bem pequeno, sempre me recusei a maltratar qualquer animal que fosse, mesmo um inseto, por mais feio e assustador que me parecesse. Cresci com um profundo sentimento de respeito e amor pelos animais, e acredito piamente que eles têm direito à melhor qualidade de vida possível, e foi exatamente por isso que escolhi cursar medicina veterinária. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Quanto ao uso de animais na pesquisa biológica, ou seja, dentro dos laboratórios, tenho que ser a favor. Isso porque, infelizmente, apesar de haver um esforço muito grande na busca de alternativas para a pesquisa biológica (na Inglaterra, por exemplo, tenta-se ao máximo eliminar o uso de animais), há momentos em uma linha de pesquisa em que o uso de animais ainda é imprescindível. Caso esse tipo de proibição fosse aprovado, o avanço na descoberta e desenvolvimento de novas vacinas e medicações (quimioterápicos para o câncer ou vacinas contra a AIDS, por exemplo) seria imensamente prejudicado. O retardamento nesse tipo de pesquisa poderia custar milhares, talvez milhões de vidas humanas, pois enquanto se estaciona na pesquisa de medicações e vacinas, as doenças avançam impiedosamente.
O grande problema, acredito, está na desinformação dos leigos. E também no isolamento dos pesquisadores, que não se esforçam para divulgarem como e por que os animais usados são tão importantes, e a forma como são tratados nos biotérios (locais onde são criados e mantidos).
Mas, uma excelente solução para aqueles que como você querem realmente formar uma opinião de verdade (e não apenas se colocarem contra, sem entenderem e nem se interessarem em conhecer como as coisas são), é visitar a Fiocruz, considerada um modelo no mundo inteiro, conhecer seus biotérios e ver como os animais são tratados lá.
Recentemente, a Fiocruz convidou os vereadores do Rio de Janeiro para visitarem suas instalações, mas apenas três compareceram, apesar de muito outros terem votado contra o uso e animais na pesquisa científica. Será que esses vereadores que proclamam seu amor aos animais e pedem em discursos acalorados que seu uso na pesquisa seja proibido sabem realmente do que estão falando? Será que têm conhecimento científico e capacidade técnica para decidir sobre essa questão?
Sua opinião, Cristiane, é soberana. Mas é sempre preciso conhecer antes de julgar, de tomar partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário